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Escola de Artes Medievais - Artes Performativas

Recriação de Personagens Históricas/ Teatro

A presença de Personagens Históricas nas ruas durante um evento destas características, leva o público que assiste a sentir-se completamente envolvido por um ambiente medieval. A história é feita por pessoas e por figuras marcantes; Por isso, mais do que ter as ruas enfeitadas com aspeto medieval, deseja-se que os espaços onde tudo decorre sejam vivenciados/ habitados por estas personagens, que darão veracidade ao evento.

Principais Objetivos a alcançar:
- Ser capaz de traçar o perfil físico e psicológico das Personagens Medievais a abordar;
- Habilitar para a Construção dos Guiões de Personagens;
- Explorar e Improvisar Personagens;
- Focar questões como o Guarda-roupa, os acessórios, os adereços e a caracterização das Personagens abordadas;
- Consolidar as Personagens em toda a sua complexidade.

 

Danças Medievais

Pretende-se alertar os participantes para a importância das Danças medievais como prática social de grande relevância, quer pelas suas capacidades aglutinadoras quer pela vertente de confraternização social. Pelas suas divergências estéticas e diferenças na execução, são um fiel retrato da estratificação social e hábitos do quotidiano da época: as do povo extremamente rápidas e ágeis, as da Nobreza lentas e majestosas. As danças são fundamentais para um Recriação Histórica bem sucedida.

Principais Objetivos a alcançar:
- Aprofundar conhecimentos históricos sobre os contextos em que eram feitas as Danças Medievais (ambientes de Corte, ambientes de feira medieval, festas do povo, etc…);
- Identificação das danças de Roda como as mais praticadas na época;
- Estudo Técnico das danças da Nobreza e do Povo (passos de dança a utilizar em cada uma);
- Compreender as principais diferenças entre elas no que respeita aos ritmos de execução, as posturas físicas dos seus intervenientes e o relacionamento entre os que praticam as danças (contacto físico ou ausência dele).

 

Música Medieval

A música era parte integrante da época medieval. Servia para dançar, para animar um jantar, ou simplesmente para se ouvir. Era indispensável em cerimónias, civis e militares, e também para animar os Cruzados quando partiam para a Terra Santa, ou para os receber com alegria quando regressavam; De destacar são os Trovadores, extremamente completos, recitavam, cantavam e tocavam; entretinham a nobreza e os ajuntamentos de pessoas nas praças públicas.

Principais Objetivos a alcançar:
- Aprofundar conhecimentos históricos sobre os contextos em que era tocada a música Medieval (ambientes de Corte, ambientes de feira medieval, festas do povo, etc…);
- Reconhecer as principais diferenças entre a música vocacionadas para o povo e a música destinada á Corte: divergências de ritmos e de sonoridades;
- Identificar a maior parte da sonoridades como monofónicas (a uma só voz), podendo ser tocadas por um ou dois instrumentos ou um grupo numeroso de instrumentistas;
- Reconhecer os principais instrumentos musicais usados na época medieval.

 

Esgrima Histórica

Foi precisamente na idade média que a Esgrima sofreu uma das maiores evoluções do seu percurso histórico; A adoção de diversos formatos de espadas e sabres permitiu um enorme salto qualitativo ao nível das técnicas de luta. A sala de Armas da Escola de Artes Medievais pretende praticar e implementar os métodos desportivos da Esgrima Histórica como Arte marcial; Essencialmente, existe a intenção de alertar para a extrema importância desta Arte na Evolução geral dos povos.

Principais Objetivos a alcançar:
- Contextualização Histórica da Esgrima medieval - Traçar o percurso evolutivo ao longo dos séculos;
- Transmitir conteúdos e informação corretos sobre as artes marciais históricas;
- Pesquisa, prática, estudo e interpretação das artes marciais históricas;
- Compreender melhor o contexto sócio histórico das artes marciais históricas;
- Reconhecer e manusear corretamente os diversos acessórios usados nesta arte (espadas, escudos, estandartes, elmos e cotas de malha);
- Aprender e Consolidar as posições essenciais da Esgrima Medieval, bem como as principais formas de executar formações de soldados.

 

Construção de adereços e acessórios medievais – Cota de Malha/ Archotes/ Bandeiras

A cota de malha foi na idade média uma peça de defesa notável, e hoje em dia continua a atrair a atenção de todos pela complexidade da sua construção mas também pela sua robustez. A utilização destes acessórios é fundamental quando se trata de fazer uma recriação histórica com contexto temporal; A sua presença confere veracidade e credibilidade a estes eventos, essencialmente se a sua confeção for manual.

Principais Objetivos a alcançar:
- Contextualização Histórica da Cota de malha medieval: traçar a evolução da cota de malha ao longo dos séculos;
- Compreender qual a sua função primordial;
- Identificar as alterações na conceção da mesma em função das necessidades dos exércitos que as usavam; Evolução da construção da mesma (instrumentos e materiais usados);
- Identificar as diferentes malhas existentes para a construção destes artefactos;
- Compreender a eficácia e as limitações da cota de malha enquanto arma de defesa: eficaz contra a maioria das armas de corte mas vulnerável a armas pesadas (bestas, lanças e massas);
- A cota de malha hoje em dia - usada enquanto objeto decorativo e demonstrativo.

 

Organização

ADIRN IPT Câmara Municipal de Tomar